Domingo, 18 de Maio de 2008

Reflexão - Loures é uma cidade para todos?

De facto Loures ainda não é uma cidade adaptada às necessidades de todos cidadãos. Há, aliás, exemplos gritantes de que a igualdade de direitos é mais real no papel do que no quotidiano.

Na nossa cidade, os passeios são estreitos, em muitos deles duas pessoas não conseguem passar, lado a lado, muito menos alguém de canadianas. Com efeito, qualquer cidadão com mobilidade condicionada, não conseguirá andar no passeio, tendo assim de se arriscar passando pela estrada, o que é bastante perigoso, obviamente.

Se pensarmos nos invisuais que, numa primeira análise, podiam ser mais independentes, ocorre-nos logo uma questão: “Uma pessoa cega tem o direito de andar sozinho nas ruas… mas como o fará?”

Aqui, em Loures, dificilmente o conseguirá: não há informação em Braille nas ruas, poucas são as passadeiras que têm sinal sonoro, para que o cego possa saber quando o semáforo está verde. Estes semáforos, além de um sinal sonoro para quando está verde, deveria, ter, também, outro tipo de sinal, para que os invisuais conseguissem localizar as passadeiras. Efectivamente, estas são pequenas mudanças. É só adaptar as regras de todos, à linguagem de cada um. Da mesma forma como os livros estão traduzidos, os sinais visuais devem ser convertidos em sinais sonoros ou traduzidos em linguagem Braille.

Às dificuldades dos invisuais, acrescentamos as daqueles que dependem de uma cadeira de rodas. Na verdade, a ausência de rampas nos passeios, impossibilita que uma cadeira de rodas possa prosseguir o seu trajecto… mas também que um carrinho de bebé o faça.

Estes são pequenos problemas aos quais podemos, facilmente, dar solução. Basta querer! Porque, na verdade, estão medidas são facéis de implementar.

A cidade deverá ser criada por todos para todos, sem nos esquecer dos que têm mais dificuldades.

 

Sofia Cunha

 

 

 

publicado por Loures Criativa às 21:20
link do post | comentar | favorito

*mais sobre nós

*Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31

*pesquisa

 

*recordações

* Março 2009

* Fevereiro 2009

* Janeiro 2009

* Dezembro 2008

* Novembro 2008

* Setembro 2008

* Agosto 2008

* Julho 2008

* Junho 2008

* Maio 2008

*deixa a tua marca


*banda sonora

*links

*tags

* a nossa terra quer

* ambiente

* associativismo

* bucelas

* cidadania

* cine-teatro

* conventinho

* cultura

* cultura popular

* eclodir azul

* emcena

* entrevista

* festa

* fórum

* loures

* loures criativa

* loures.tv

* multiculturalidade

* museus

* portalegre

* projecto

* quinta do conventinho

* rancho

* resumo

* segurança

* sic

* tapeçaria

* teatro

* til

* triângulo

* urbanismo

* todas as tags